A requalificação das piscinas Municipais de Loures visou a remodelação integral do edifício. O investimento rondou os três milhões e cem mil euros. Foi declarado pelo Luís Matias, Presidente do Conselho de Administração da GesLoures “já estão inscritos mil alunos a título individual e trezentos de instituições particulares do concelho” e “900 alunos do 1.º ciclo das freguesias de Loures, Santo Antão do Tojal, São Julião do Tojal e Frielas vão frequentar gratuitamente as piscinas no decorrer das suas actividades escolares.”
A placa alusiva à inauguração foi descerrada pelo Presidente da Câmara Municipal de Loures e pelas nadadoras Leila Marques, Maria Carlos Santos e Nádia Vieira, referências da natação no concelho.
Com esta requalificação, realizada pela Câmara Municipal, as Piscinas Municipais de Loures passam a oferecer aos utentes da GesLoures a possibilidade de praticarem:
- natação, hidroginástica, aquafitness, fisioterapia e actividades de grupo no ginásio (pilates, ioga, judo, tai-chi, danças orientais, entre outras).
- A piscina terapêutica, única no concelho, destina-se à prática da hidroterapia, dando resposta a terapias medicinais de recuperação ou manutenção (estímulo da circulação sanguínea, AVC, Parkinson, Alzheimer, pós-cirurgias), adaptação ao meio aquático para bebés e crianças (entre os 3 meses e os 6 anos) e aulas de pré e pós-parto.
O Complexo de Piscinas Municipais de Loures possui agora um sistema de tratamento de águas com recurso a ultra-violetas, que permite a redução da utilização de cloro em cerca de 80%, e oferece cerca de 90% de eficácia na eliminação de espectros bacteriológicos.
O edifício está também preparado para que o aquecimento das águas (tanques e duches) seja efectuado através dos painéis solares instalados na cobertura.
O Presidente que faz!!!